LES FILS DU VENT GYTANOS

A HISTÓRIA DOS CIGANOS AINDA FASCINA A MENTE DOS NÃO CIGANOS (GADJÉS) NOS DIAS ATUAIS. HISTÓRIA AGRÁFA OU SEJA CONTADA, NÃO ESCRITA EM LIVROS, TRANSMITIDA PELOS IDOSOS AS NOVAS GERAÇÕES. MUITO SE ESCREVE E FALA SOBRE OS CIGANOS, PORÉM DEVEMOS SEPARAR AS VERDADES DOS CONTOS, LENDAS E CRIAÇÕES QUE SE MISTURAM NO IMAGINÁRIO POPULAR. CIGANOS MERECEM O RESPEITO E SERIEDADE DE SUA BELA E TRISTE TRAGETÓRIA. A ALEGRIA, TRISTEZA, DANÇA E MUSICALIDADE FAZEM PARTE DESTA ETNIA. POVO PERSEGUIDO E OPRIMIDO, MAL COMPREENDIDO ATÉ OS DIAS ATUAIS (RECENTE CASO DA EXPULSÃO DOS CIGANOS NA FRANÇA), A HISTÓRIOGRAFIA TEM O DEVER SIM DE MOSTRAR COMO ERA FÁCIL CULPAR OS CIGANOS, ERA FÁCIL POR A CULPA EM PESSOAS QUE NO PASSADO SÓ PASSAVAM NÃO QUERIAM IR NEM FICAR, SÓ QUERIAM PASSAR...ASSIM SÃO OS CIGANOS !!! OPRÉ CHAVALÉ!!! OPRÉ ROMALÉ
RODRIGO GEVEGIR.




http://thegypsyhistory.blogspot.com/



http://magiaciganaoriental.blogspot.com/



http://segundagrandeguerramundial.blogspot.com/















domingo, 5 de dezembro de 2010

OS TEXTOS ASSINADOS PELO AUTOR SÃO DEVIDAMENTE REGISTRADOS AOS DIREITOS AUTORAIS. EM CASO DE CÓPIA OU PESQUISA DEVE SER REFERIDO O NOME DO MESMO.


Ciganos eram a única população, além de outros judeus que foram alvo de extermínio por motivos raciais na solução final.

  Durante os anos 1920 a repressão legal dos ciganos na Alemanha, intensificou-se consideravelmente, apesar do estatuto igualitário da República de Weimar. Em 1920, eles foram proibidos de entrar em parques e banheiros públicos, em 1925 uma conferência sobre a "Questão Cigana", foi realizado o que resultou em leis que exigem romenos desempregados para serem enviados para campos de trabalho "por razões de segurança pública", e para todos os ciganos para ser registrado com a polícia. Após 1927, todos os ciganos, mesmo as crianças, tinha que carregar cartões de identificação, tendo as impressões digitais e fotografias. Em 1929, o Escritório Central de Luta contra ciganos na Alemanha, foi criada em Munique, e em 1933, apenas 10 dias antes que os nazistas chegaram ao poder, funcionários do governo em Burgenland chamado para a retirada de todos os direitos civis do povo Romani. Em setembro de 1935 ciganos passaram a estar sujeitos às restrições da Lei de Nuremberg para a Proteção do Sangue Alemão e Honra, que proibia o casamento entre alemães e "não arianos", especificamente, ciganos, judeus e pessoas de ascendência Africano. Em 1937, a Lei Nacional de Cidadania relegado ciganos e judeus para o estatuto de cidadãos de segunda classe, privando-os dos seus direitos civis. Também em 1937, Heinrich Himmler emitiu um decreto intitulado "A luta contra a praga cigana", que reiterou que ciganos de sangue misto foram os mais propensos a se envolver em atividades criminosas, e que exigia que todas as informações sobre ciganos ser enviada pela polícia da região serviços para o Escritório Central do Reich.
   O primeiro documento referente à "introdução da solução total do problema cigano em qualquer nacional ou a nível internacional" foi emitida sob a direção de Hans Pfundtner Secretário de Estado do Ministério do Interior do Reich de março de 1936, enquanto a redacção endgultige Zigeunerfrage der Lösung, ou seja, a "solução (ou` conclusiva ') Final da questão cigana ", apareceu na cópia de uma portaria assinada pelo Himmler em maio de 1938. Entre 12 de junho e 18 de junho do mesmo ano, cigana Clean-Up Week teve lugar em toda a Alemanha, que, como "Kristallnacht" para o povo judeu em novembro daquele ano, marcou o início do fim.
  Em janeiro de 1940, o. primeira missa de ação genocida do Holocausto ocorreu quando 250 crianças ciganas foram assassinadas em Buchenwald, onde foram usados como cobaias para testar a eficácia dos cristais de Zyklon-B. posteriormente utilizado nas câmaras de gás. Em junho do mesmo ano. Hitler ordenou a liquidação de "todos os judeus, ciganos e comunistas funcionários políticos em toda a União Soviética."
  Em julho, 31 de 1941, Heydrich, arquiteto-chefe dos detalhes da Solução Final, emitido a sua directiva para o Einsatzkommandos para "matar todos os judeus, ciganos e doentes mentais." Poucos dias depois, emitiu seu Himmler critérios de avaliação biológica e racial, que determinou que a Rom da família de cada fundo estava a ser investigado voltar três gerações. Em dezembro daquele mesmo ano 16, Himmler emitiu a ordem para que todos os ciganos restantes na Europa deportados para Auschwitz-Birkenau para o extermínio. Em 24 de dezembro, Lohse deu a ordem adicional que "Os ciganos deve ser dado o mesmo tratamento que os judeus". Em uma reunião do partido em 14 de setembro de 1942, o ministro da Justiça Otto Thierack anunciou que "os judeus e ciganos devem ser incondicionalmente exterminados." Em 01 de agosto de 1944, quatro mil ciganos foram gaseados e cremados em uma única ação em AuschwitzBirkenau, em que é lembrado como Zigeunernacht.

Extrato de Ian Hancock Posfácio do livro, Settela.




HOLOCAUSTO CIGANO
PHARRAJIMOS

Na Segunda Grande Guerra Mundial, a perseguição e o extermínio dos ciganos, o holocausto nazista, cerca de 600.000 ciganos foram mortos em campos de concentração principalmente em Auschitz e Birkenau, além disso, avia 165 campos de trabalhos forçados, neste rotulado "Problema Cigano", ou a "Gypsy Peste"(1943 - 1° leva de ciganos a chegar em Auscuwitz).
Hitler e sua inspiração em Richard Wagner, compositor ultranacionalista, artista e político influente que pregava o anti-semitismo que unia a vida e a arte para a construção de um ideal de Estado Novo. Modelando-se na antiguidade, interligando arte, política e saúde. Hitler começa sua propaganda nazista, com uma espécie de maquiagem mental para o povo alemão, “arte é a saúde do espelho racial” esse era o slogan, devemos pensar no nazismo também como forma sociológica.

Judeus-------------------------------------6.000.000
Ciganos--------------------------------------600.000
Deficientes-----------------------------------200.000
Homossexuais-------------------------------100.000
Socialistas-------------------------------------50.000
Testemunhas de Jeová----------------------50.000



Total de 7.000.000 pessoas eliminadas[1] acredita-se que outros 5.000.000 de vítimas foram eliminados por discordarem da política nazista. 12.000.000 milhões de indivíduos que perderam suas vidas por pertencerem a uma etnia, religião, facção política ou não serem fisicamente e mentalmente perfeitos[2].
Hitler declara:
“A guerra deverá ser de extermínio. Matem sem compaixão ou misericórdia todos os homens, mulheres e crianças de descendência ou de língua polonesa”[3]

“ O anti-semitismo era professado por todos os grupos e associações que pregavam o nacionalismo militante, a expansão imperial, o racismo, o anti-socialismo e a defesa de um governo forte e autoritário”[4]

Não havia inicialmente um plano elaborado, programado para o extermínio cigano, certamente o desrespeito e desprezo humano com intensa crueldade fora acometida para a roma, leis surgiram para neutralizar o comércio e o nomadismo cigano. Criaram uma imagem negativa sobre os ciganos com rótulos negativos para denegrir a imagem e criar acirradamente mais preconceito contra este povo.
Em 1937 surge uma espécie de campanha contra a criminalidade, os ciganos foram apontados como conturbadores da sociedade.
Havia um campo de ciganos conhecido pelo nome de Bikernau, ali esteve grande quantidade de ciganos, todos foram exterminados em câmaras de gás, em uma única noite, cantavam e dançavam segundo a sua tradição para disfarçar a agonia final, para poder principalmente tentar distrair as crianças.
Para disfarçar a Cruz Vermelha, e convence-la de que tudo estava bem, ou seja, de que tudo ocorria perfeitamente os nazistas fizeram um cenário de ficção, os alemães diziam a comissão que os ciganos se encontravam presos por serem boêmios e vagabundos, não podendo assim transitar junto ao povo alemão, este campo dos ciganos ficava próximo ao crematório, causando forte odor e cinzas que cobriam todo o lugar, os nazistas colocavam cobertores, para disfarçar e não permitir ser visto o crematório, o que não adiantava[5]. Esse sem dúvida foi o maior golpe contra o ego da humanidade civilizada até hoje visto. Primo Levi menciona:
“ Nunca antes tantas vidas foram extintas num tempo tão curto, e com uma combinação tão lúcida de engenhosidade, tecnológica, fanatismo e crueldade”.

Os cabelos de ciganos, judeus eram raspados para confecção de meias e cordas para navios[6], suas famílias separadas, filhos longe das mães, marcados como animais em cativeiro, na campanha nazista Judeus e Ciganos contaminado toda a Europa, isto fora divulgado pela imprensa de Hitler em 1933. Em 17 de Outubro de 1939 Heydrich, sob o comando de Hitler proíbe os ciganos de abandonarem seus acampamentos, fora logo após feito um recenseamento e conduzidos a campos de concentração. Dachau foi um dos primeiros campos a recebê-los, sofreram duras medidas disciplinares eram elementos que para os nazistas não poderiam fazer parte da sociedade, um slogan de 1941 diz:

“ Depois dos Judeus, os Ciganos”

“(...) Nos campos de Dachau e Buchenwald, ciganas tomavam água salgada. O objetivo era avaliar quanto tempo conseguiam viver sob semelhante dieta. A esterilização foi largamente praticada, tanto em homens como em mulheres. Os detentos também foram objeto de estudos ditos antropológicos(...)”[7]

A Gestapo recebe ordem meramente restrita informando serem os ciganos duplamente perigosos, prejudicando a causa nazista,
Em 1941, vemos uma deportação em massa de ciganos para Lodz, em Outubro de 1941, mais de cinco mil ciganos entre eles 2.600 crianças, frio, falta de higiene, sem ajudas médicas com tifo, onde são eliminados inúmeros adultos e crianças, os sobreviventes deportados para Chelmo e queimados nas fornalhas ou câmaras de gás.
Experimentos químicos, mortes coletivas e individuais, crianças ciganas e judias em um único grupo com gritos, separados de seus familiares eram crianças da Boêmia, dos Carpatos, do nordeste da França, da Polônia, da Rutênia, estavam a pele e osso com feridas infecciosas, bebiam água de cobertores lavados ainda úmidos, cobertores de pessoas que já haviam falecido de doenças sérias, isso causava estomatites cancerosas e putrefação da carne á boca, poderiam ser observadas em Auschwitz, os ciganos matriculados, num total de 20.933 mil e mais 360 crianças nascidas no campo de concentração no começo de agosto de 1944, quatro mil ciganos foram mortos nestes momentos, pessoas ajoelhadas imploravam pela vida sem resultado, os prisioneiros andavam sob seus dejetos até aos calcanhares, talvez estes dados sejam inferiores às cifras reais[8].

“ As roupas eram marcadas por triângulos de diferentes cores, com a finalidade de identificar a procedência dos prisioneiros: O Triângulo rosa dos homossexuais; a dos prisioneiros políticos eram vermelhos; o dos assassinos verde; a dos ciganos e marginais preto; padres e testemunhas de Jeová era roxo; os judeus usavam estrelas de Davi “[9]

Houve ciganos que traíram seu povo, é o caso do cigano de nome Flossenbürg:

“ O Kapo de nome Karl, era um sádico doentio Usava triângulo vermelho no uniforme, indicando que era prisioneiro político, mas, na verdade era um assassino. Ás vezes, durante a formação, esse detestável Kapo ordenava que abríssemos a boca e cuspia dentro. E quem fizesse expressão de nojo era assassinado na hora. Karl tinha um ajudante, um cigano alemão que não era melhor que seu chefe. Diziam até que era um condenado à morte por assassinato, mas escapara de ser executado. (...) Cada grupo de trabalho era comandado por um Kapo, um dia, pedi permissão ao guarda do meu grupo para ir urinar adiante nos escombros. Em um grupo estava próximo um Kapo que era cigano de Flossenbürg, o ajudante de Kapo Karl”.

Até em 1944, quinhentos e cinqüenta mil pessoas haviam sido mortas em Auschwitz, em meados daquele ano chegaria a aumentar trezentos mil.
No campo de Birkenau, as câmaras de gás queimavam messes a fio, mesmo estando no frio ou calor á fábrica da morte não cessava, começaram a criar covas para a cremação, pois os fornos não mais davam conta da mortandade.
Neste complexo a oeste de Birkenau cerca de cem judeus e quatro a cinco alemães faziam funcionar os fornos crematórios, nas câmaras de gás usavam o Ziklon B, efetivo apenas a uma temperatura de 27° graus centígrados, está era a triste tarefa dos prisioneiros, que eram obrigados a ajudar na monstruosa tarefa, sendo chamados de sonoderkommando (aqueles que recolhiam os corpos das câmaras de gás para queimá-los).
Neste campo os prisioneiros viviam nas piores condições como observamos no testemunho do cigano Franz Rosenbach (prisioneiro cigano de Auscwitz):
“_As condições eram terríveis, havia doentes nos barracões e ficava todo mundo junto. As crianças gritavam: Mãe tenho fome, quero comer e beber. Mas não podiam beber água por causa do tifo.”

Vinte e um mil dos Vinte e três mil ciganos mandados para Auscwitz foram mortos, Franz Rosenbach completa:

“_ Cada coisa... o que faziam conosco nos deixava
perplexos. Éramos espancados, chutados, humilhados sem saber o porque! “Não tínhamos idéia, só porque éramos diferentes...”

Os Nazistas passavam á propaganda dos ciganos serem anti-sociais, desprezando assim seu modo de viver e ser. Na noite de 2 de Agosto de 1944, acontece a mais apavorante noite de Auscwitz “o massacre cigano”. Repletos de gritos, choros, sons apavorantes, muita fumaça dos crematórios, choravam, pois sabiam para onde estavam indo, assim relata o ouvinte Wladyslan Szmyt (prisioneiro em Auscwitz).

“_ No campo dos ciganos, estes se defendiam até o fim mordiam, arranhavam os alemães, se defendiam como podiam, as crianças eram jogadas em caminhão, se pulassem seus membros eram quebrados braços e pernas para não mais saírem dos caminhões.”

Em outono de 1944 quase todos os ciganos haviam sido exterminados de Auscwitz.
Havia as pesquisas do Dr. Josef Menguele, nascido na Bavária, atuou como autor teatral na adolescência, com lucros do qual doou a orfanatos, seu pai era engenheiro industrial, Menguele desde novo mostrava aos amigos não querer apenas o sucesso, mas se destacar dos demais, da multidão. Em sua formação era fascinado pela genética de anormalidades dominantes. Em 1937 se filia ao partido nazista, e logo depois a S.S, recebe nesta mesma época um segundo doutorado por seu trabalho. Em junho de 1940 é recrutado para o exército e as Waffen-SS.
Ao chegar a Birkenau, no dia 30 de Maio de 1943, Mengele era o médico chefe do campo das famílias ciganas. Se sobressai de outros médicos por sua ambição, crueldade, empolgação e carisma. Criava assim circo humano particular, para experiências.
Mengele selecionava gêmeos, corcundas, hermafroditas, anões, obesos em potencial, mulheres corpulentas (grandes), gigantes, cabeças de alfinete, qualquer anomalia de crescimento era quesito para a seleção de Mengele. Sua enfermeira particular Sara Nomberg Przytyk em Birkenau dizia: “ Aqueles que não foram criados a imagem de Deus”.
O Dr. Jan Cespiva (Ex-prisioneiro Auschwitz) diz:

“_ Pude ver com meus próprios olhos como ele Menguele infectava gêmeos com tifo na enfermaria do campo dos ciganos, para saber se os gêmeos reagiriam do mesmo modo ou diferentemente, pouco tempo depois eram enviadas as câmaras de gás.”

O Dr. Jan Cespiva testemunhou contra Mengele em 1963.
Com isso o polonês Wilhem Brose (prisioneiro Judeo) fotografou ciganos com faces gangrenosas.

O cigano Karl Stojka um cigano na época com 14 anos, chegara a Buchenwald, em meio a centenas de ciganos classificados por não serem aptos a trabalhar. Enviados em seguida para Auscwitz, o irmão e tio de Karl, falaram falsamente que ele era um adulto anão e não uma criança, por isso Karl Stojka sobreviveu e tornou-se excelente e famoso pintor.
O principal ponto em que toco nestes detalhes do holocausto, é que nunca devemos deixar de lembrar, não podemos esquecer estes fatos que marcaram a vida de milhões de pessoas que sobrevivem até hoje de gerações dos que se sacrificaram para terem o direito de sobreviver e os que não conseguiram merecem de nós o não esquecimento, para que seus sacrifícios não sejam em vão.
Por isso discordo quando muitos receiam em falar do holocausto cigano na Alemanha Nazista, na segunda grande guerra, mostrar sim ao mundo, que apesar de tudo, estão hoje os ciganos de pé, erguidos, vivendo sua cultura e tradição, preservando seu povo e mantendo suas tradições. Havia ainda as denominações de ciganos puros e mestiços, ou seja os que haviam se unido matrimonialmente com alemães (grupo sinti), já que segundo os estudos de Guenter Lewy autor de "The Nazi Pesecution of the Gypsies" 90°/° eram de decendência mista, portanto uma raça inferior para Hitler, já que o puro cigano estaria na arianidade da meta nazista, ou seja a raça pura.
Milhares de ciganos pereceram pelas doenças, maus tratos, trabalhos intensos, fome nos campos, certamente desejavam exterminar da Europa os ciganos.
Em 1945, termina a carnificina evitável da Segunda Guerra Mundial
Os ciganos lamentam, por não participarem do processo de Julgamento de Nuremberg, não houve testemunhas ciganas, nenhum fora convidado para depor, dar seu testemunho[10].
A pioneira nos estudos relacionados ao holocausto Cigano, foi Myriam Novitch, historiadora do Instituto Yad Vasem, no Brasil Rodrigo Gevegir elabora esta linha de pesquisa como pioneiro.
O primeiro congresso cigano, fora realizado na Iuguslávia, em 1971, onde fora criada a bandeira cigana. O segundo congresso fora em Genebra afirmando a origem indiana para os ciganos.



É isto um homem ?
Vocês que vivem seguros
Em suas cálidas casas
Vocês que, voltando à noite
Encontram comida quente e rostos amigos
Pensem bem se isto é um homem
Que trabalha no meio do barro
Que não conhece a paz
Que luta por um pedaço de pão
Que morre por um sim ou por um não
Pensem bem se isto é uma mulher
Sem cabelos, sem nome
Sem mais força para lembrar
Vazios olhos, frio o ventre
,Como um sapo no inverno
Pensem que isto aconteceu
Eu lhes mando estas palavras
Gravem-na em seus corações
Estando em casa, andando na rua
Ao deitar, ao levantar
Repitam-nas a seus filhos
Ou senão, desmorone-se a sua casa
A doença os torne inválidos
Ou seus filhos virem o rosto para não vê-los.
(Primo Levi- sobrevivente do Holocausto)


"OS JACOBINOS PERGUNTAM SE ELES TEM ALMA; E OS PADRES SE ELES TEM RELIGIÃO. OS REVOLUCIONÁRIOS PERGUNTAM SE ELES SÃO POLITICAMENTE CORRETOS, OS DEMOCRATASS, SE ELES SÃO DESPÓTICOS, AS FEMINISTAS, SE AS MULHERES DELES SÃO MALTRATADAS; OS HISTORIADORES, SE ELES TEM HISTÓRIA, OS MUSICÓLOGOS SE ELES TEM MÚSICA, OS HIGIENISTAS SE ELES SE LAVAM. POUCOS POVOS ENTRAM NO COMÉRCIO COM TANTAS NEGAÇÕES. O SEU HOLOCAUSTO É NEGADO TANTO PELOS ESTADOS NACIONAIS POPULISTAS COMO VICHY, COMO PELA ALEMANHA PÓS NAZI. OS RACISTAS DUVIDAM QUE ELES SEJAM UMA VERDADEIRA RAÇA OS LETRADOS QUE ELES SEJAM CAPAZES DE ESCREVER POESIA. OS REVISIONISTAS REJUBILAM PORQUE OS CIGANOS PARTILHAM COM OS JUDEUS O PRIVILÉGIO DO CRIME CONTRA A HUMANIDADE. MAS A HUMANIDADE DELES AINDA NÃO ENTROU NO RECONHECIMENTO COLETIVO.

(CLAIRE AUZIAS - PORTUGAL 2001)